segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Simplesmente Acontece (Love, Rosie)


Autora: Cecilia Ahern
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014/ Nº de páginas: 448 
*Primeira publicação em 2006, com o nome "Onde terminam os arco-iris"
Nota no Skoob: 4,2


ESSE LIVRO ME ENLOUQUECEU!! Sério, cuidado! Não vá pensando que é um romancinho simplório e comum. Caí nesse erro e me senti estupidamente enganada.
Não sei se a minha reação a ele está sendo exagerada, mas se alguém também se sentiu assim, por favor, me abraça.

Alex e Rosie são melhores amigos desde 7 anos de idade e é a partir desse momento que a estória começa, o que nos permite acompanhar o crescimento e amadurecimento tanto dos personagens, quanto da amizade e de todos os sentimentos presentes nesse relacionamento. Não tenho muito o que falar sobre o livro sem deixar escapar algum detalhe importante da trama, basicamente trata-se de escolhas e consequências, encontros e desencontros, amor e amizade, família, arrependimento, cuidado… Enfim trata-se de uma história de vida.

A estória é narrada por meio de trocas de cartas, e-mails, bilhetes e mensagens entre os personagens. Não há *fulano* pensando, não há diálogos e nem um narrador específico. Foi a primeira vez que li um livro assim e pensei que isso tornaria a leitura cansativa, mas surpreendentemente conferiu muita intensidade, já que é possível captar o ponto de vista de cada personagem. 

Não é uma estória clichê e sua semelhança com a vida real acabou me desestabilizando totalmente, porque você  entra na história, você fica amigo e se apaixona pelos personagens e, pela forma que a narrativa é feita, você sente que estão se comunicando com você, o que torna tudo tão dolorosamente próximo e impactante. A velocidade dos acontecimentos é o ponto chave e foi o responsável tanto pela minha angústia quanto por me prender na leitura. Pra vocês terem noção do tamanho do meu desespero, lí esse livro em um dia. Não é nada muito extraordinário, visto que a leitura flui com muita facilidade, mas esse feito me deixou com sequelas por vários dias. Passei uns dois dias chorando e não sosseguei até assistir o filme, que apesar de ter muita coisa diferente também é muito apaixonante. 

Quando eu acabei de ler esse livro fiquei muito confusa. Não sabia ao certo se tinha amado ou odiado. Tenho sérios problemas com personagens que sofrem muito durante a estória, isso acaba comigo. E eu não sei o que a autora estava pensando, mas judiou demais da Rosie, CARAMBA!! É muito angustiante a gente ver acontecer um erro após o outro e saber que se uma coisinha tivesse sido diferente, muito sofrimento poderia ter sido evitado. E isso é tão frustrante que acaba irritando demais! Por outro lado é que dá um toque real, pois a vida é isso. Você não tem como prever o que vai acontecer se você optar por determinado caminho, tudo é imprevisível. O destino não brinca.

Ainda assim ele está favoritado e vai ficar pra sempre guardado no meu coração. Foi um dos livros mais frustrantes, confusos e apaixonantes que já li!

Uma coisa que me incomodou bastante foi o final e achei esse um ponto negativo. Detesto quando o livro tem uma história maravilhosa e um final medíocre. Aff, que aflição! A autora bem que poderia ter acrescentado umas dez páginas naquele epílogo angustiante. 

Vou continuar essa resenha depois da sinopse, porque preciso desabafar e colocar pra fora toda a frustração que senti durante a leitura inteira. Por isso vou dar spoiler, então se você já leu esse livro, por favor, conversa comigo!!!

Minha nota:

SINOPSE
Simplesmente Acontece - O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.


***SPOILER!!!!!*** 
Se você ainda não leu o livro, NÃO LEIA O QUE VOU ESCREVER!!!

***

***

***

***

***

***

*Primeiramente, que raiva de tanto desencontro!!! Dá muita aflição você torcer tanto pelos personagens e as coisas darem errado o tempo todo...

*Sobre a primeira viagem de Rosie a Boston, como pode o Alex ter a mulher que ele ama durante anos na frente dele, disponível e se oferecendo pra ele, e ele continuar em um noivado recente com a outra? Como?? Deusss!!
Uma das cenas mais lindas do filme! s2

*Gente, pelo amor de Deus, qual a possibilidade do futuro chefe do cara ser o pai de uma ex namorada, e o cara se reaproximar da ex namorada e acabar se casando com ela?

*Rosieee, minha filha, o Brian não podia ir visitar a filha EM BOSTON????? Pelo amor de Deus, o cara é rico, ele podia visitar ela ou mandar uma passagem pra ela visitar ele. Você cancelou seus planos e deixou seu homem escapar mais uma vez atoa.

*Odieeei o Greg! Que babaca!!! O cara traiu a mulher, ela deu uma segunda chance pra ele, e quando ela tem a oportunidade de ter o emprego dos sonhos ele consegue atrapalhar ainda mais a vida dela. Fora a cara de pau de esconder a carta do Alex. Grrr...

*Amei Katie e Tobie. Achava que eles tinham que namorar desde criança, mas pelo menos não demoraram tanto quanto Rosie e Alex.

*Que raiva dela não ter perguntado pra ele sobre o dia do aniversário de 16 anos antes!!!!! Como é que pode, como????? Só de pensar que a vida dela seria totalmente diferente se ela tivesse feito uma simples pergunta... 


*Porque tanto tempo pra ficarem juntos? Meu coração sofreu muito durante esse processo. Foi muito doloroso acompanhar tanta coisa dar errada na vida da Rosie. E aquele final de meia tigela? A autora não poderia ter estendido um pouco mais, nos mostrando um pouco da felicidade da personagem, pra variar?

*Fiquei inconformada com a Rosie ter que perder os pais e a filha sair de casa pra que ela pudesse começar a viver seus sonhos e ser feliz. Isso contribuiu muito pro meu estado de espírito ao terminar o livro.

Enfim gente, amei demais os personagens, amei a estória, amei a narrativa, amei o cenário… Mas sofri muito com esse livro. 
Será que isso significa que sou masoquista? ***Grey!!! ***

8 comentários:

  1. hhahahah quantas emoções Luana!!! Ai agora não sei o que faço. Acho que vou ver só o filme por enquanto!!!!! *covarde*

    *-* adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. Tu não leu o spoiler não, né? Se não vou te brigar! rs

    ResponderExcluir
  3. Lú! Rindo horrores com suas expressões! Amei a resenha! Nunca li o livro, mas sou louca pra ler! Assisti o filme e comparto com você dos sentimentos que listasse acima. Rosie sofreu demais! Doeu em mim, mas isso que me conquistou na história. A proximidade da realidade. Amo historias palpáveis, você sabe, né?!
    Vi que você disse que livro e filme são diferentes. Ain! Preciso mais do que nuca desse livro agora! Prevejo mais sofrimento no ar!

    P.S. Não sei você, mas pra mim o Sam Claflin ficou lindo demais como Alex. Amo esse ator! *-* <3

    Beijos

    @rhadijapraia
    http://amoremprosaecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain, concordo contigo! O Sam é perfeito, ficou lindo como Alex! Lily Collins também ficou muito perfeita como Rosie. Adoro ela!!

      Excluir
  4. Amiga passando rapindinho por aqui, como ainda não li, meus olhos pouco curiosos "Só que não", vieram direto para cá só para lhe informar que preciso lê esse livro. Pode começar a fazer o termo de "empréstimo de livro para minha amiga super chata" que estou indo pegar rsrsrs
    #partiucasadaLu

    ResponderExcluir
  5. Amiga tive que voltar aqui após terminar o livro e lê os spoilers que você fez, realmente compartilho todos os sentimentos que descreveu acima. Aquele epílogo devia começar a a parte seis do livro, que Cecelia fazer isso com nosso pobres corações. Sabe preciso de livro bem diferente neste momento, porque se eu lê mais um de romance agora, não sei se meu coração destroçado irá suportar mas um choque desse. Meu Deus, alguns emails, msg, carta me fizeram imaginar, será que vai ser assim depois que acabar a faculdade, será que vamos acabar nos reunir daqui, a quanto tempo mesmo?! Mas em uma coisa acredito, vamos estar torcendo sempre uma pelas outras.

    Ps. Preciso de um livro urgente para o meu coração voltar ao normal rsrsr

    ResponderExcluir
  6. Bemmm...la vai... já se passaram 1 ano e meio que vocês escreveram sobre " Simplesmente acontece" e concordo totalmente com você Luana e estou totalmente impactada, chocada, anestesiada com o filme e acho que não tenho nem coragem de ler o livro, pois geralmente são bem maisssss intensos. Acho que fiquei deslumbrada por esse ator ( louca mesmo) e pela linda e doce beleza da atriz Lily Collins... e por incrível que parece é a segunda x que assisto o filme , mas da primeira não me senti assim...acho que estva muito mal. Bem fazer o que? Estou angustiada, massacrada, enraivecida pois só nos últimos minutos, (ou segundos??) os dois ficam juntos, deliciosamente juntos mas com a tomada da camera a metros de distância sem que pudessemos VER NADA!!!! Depois de tantos desencontros, nem um beijo ( ou apenas um quando bebados...) frustrante. Revoltante. Dolorido. Angustiante e deliciosamente meche com todos os nossos sentimentos e fala sério....que covinha é aquela doa tor Sam Claflin!!!!?????? Socorro...ele existe mesmo???? Quero tudo para mim inclusive as covinhas....

    ResponderExcluir