sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A rainha vermelha - Victoria Aveyard

Autora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Ano: 2015 / Nº de páginas: 424
Nota no Skoob: 4,4
Minha nota: 


Sinopse: A Rainha Vermelha - O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.
Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?
Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.

Resenha
Acabei de ler a mais nova sensação do mundo literário e entendo perfeitamente todos os burburinhos que giram em torno desse livro. Fiquei apaixonada!!!

“A Rainha Vermelha” é o primeiro volume da trilogia distópica que conta a história de Mare Barrow, uma garota de 17 anos que vive em um mundo em que a sociedade é determinada de acordo com a cor do sangue: vermelho ou prateado. Os sangues prateados representam a elite, são pessoas que tem poderes (isso mesmo, tipo X-Men) e por isso, dominam as pessoas de sangue vermelho, que são pessoas “normais”, condenando-as a uma vida de miséria e escravidão. 
A narrativa em primeira pessoa, a partir da percepção de Mare, mostra o  contexto de repressão em que a jovem vive com sua família. Como se a vida de um vermelho já não fosse sofrida o suficiente, quando os jovens que não têm emprego completam 18 anos, são obrigados a servir o exército e ir para a guerra, representar interesses que atendem apenas os sangue prateados. Os irmãos mais velhos de Mare não escaparam a esta realidade, que também será seu inevitável destino assim como o de seu amigo Kilorn, visto que sua única forma de ajudar a família é roubando, uma atividade que não se encaixaria exatamente como lícita. Como se por um milagre, Mare acaba sendo recrutada para trabalhar no castelo e servir a família real. O problema é que ela odeia a realeza, os prateados e tudo o que representa seu sistema de opressão e soberania. Em seu primeiro dia de trabalho ela é vítima de um acidente que lhe desperta um poder surpreendente, inclusive para ela própria que, por ser vermelha, nunca imaginaria conseguir produzir. O fato de alguém de sangue vermelho possuir poderes é tão inacreditável que a realeza decide acobertar e maquiar o acontecido, principalmente por viver um momento de rebelião por parte de um grupo de vermelhos, cansados de serem explorados. A partir daqui a leitura ganha massa, fica tensa, impossível de parar. O que acontecerá com pobre Mare? Os vermelhos conseguirão mudar a realidade em que vivem? E a teia de segredos da realeza, alguém irá desvendar? 

A velocidade dos acontecimentos, as dúvidas éticas de Mare e o linha tênue entre ficção e realidade sobre um sociedade injusta e desigual, nos faz devorar cada frase, parágrafo e página com uma fome insaciável.

Minha opinião: Primeiramente preciso falar pra vocês que a capa do livro é a primeira coisa que nos chama atenção. É linda! Além disso, vem com um marcador na orelha para que possamos destacar (eu criei coragem e consegui destacar o meu, apesar da péssima coordenação motora). 

Nesse livro você vai encontrar elementos de várias outras sagas, como “A seleção”, “Jogos vorazes”, “Divergente”, “Game of trones”, “A maldição do tigre”, “Crepúsculo”, etc., mas não acho que isso possa te causar alguma frustração (a mim não causou), visto que os melhores elementos dessas séries foram reunidos para criar uma história bem consistente, com a narrativa totalmente viciante de Victoria Aveyard. 
Esse misto de conspirações políticas, rebelião, poderes mágicos, amores impossíveis, paixões platônicas, traições, inveja e poder, me ofereceu uma trama cheia de ação e adrenalina. Claro que não poderia faltar o clássico triângulo amoroso na história (na verdade trata-se mais de um quarteto amoroso), mas embora isso, o romance aparece muito pouco, como elemento secundário a todo o drama político que o reino vive no momento. 
Fui surpreendida na maior parte dos mistérios que eu tentava desvendar, mas talvez vocês encontrem algumas passagens previsíveis. 
Eu gostei muito do livro, muito mesmo! Mal posso esperar pelo segundo volume, que já teve tanto a capa quanto a sinopse divulgados. Será intitulado "Glass Sword” (sinopse no final do post) e a previsão para lançamento nos EUA é em fevereiro de 2016. No Brasil, e a editora Seguinte pretende realizar o lançamento simultaneamente. 
Os direitos para adaptação cinematográfica foram vendidos para a Universal, espero que eles consigam reproduzir majestosamente a viciante saga criada por Victoria.  

PS: Essa resenha teve a colaboração do meu maridão, que ao ver minha empolgação com o livro, também ficou com vontade de ler!! 

2 Volume (ainda não lançado)
Sinopse: Se há uma coisa que Mare Barrow sabe é que ela é diferente. O sangue de Mare Barrow é vermelho — a cor da gente comum— mas suas habilidades Prateadas, o poder de controlar relâmpagos, tornaram-na uma arma que a corte real tenta controlar. A coroa aponta ela como algo impossível, uma falsificação, mas enquanto ela escapa de Maven, o príncipe — o amigo — que a traiu, Mare descobre algo surpreendente: Ela não é a única diferente. Procurada por Maven, agora um vingativo rei, Mare começa uma busca para encontrar e encontrar outros Vermelhos Prateados que se unam a luta contra seus opressores. Mas Mare encontra a si mesma em uma jornada mortal, com o risco de se tornar exatamente o tipo de monstro que ela tenta destruir. Ela vai quebrar com o peso das vidas que a rebelião custará? Ou a deslealdade e traição endureceram ela para sempre?

4 comentários:

  1. Amiga, que livro é esse? Ele me surpreendeu a cada momento, tentava descobrir algumas coisas e acabava quebrando a cara logo depois. Este enredo é absolutamente incrível. Encontrei todas estas distopias que você mencionou, mas nem por isso fiquei entediada, a escrita é surreal. Simplesmente amei.
    Amiga parabéns, você a cada dia me surpreende, a resenha está impecável, ansiosa pelo segundo livro. Sucesso sempre você tudo o que Deus te proporciona.
    Ps.. Sabe que sou tua fã de carteirinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, obrigada amiga, vou chorar!!! rsrs
      Fico feliz por vc gostar das minhas resenhas, sabes que não está sendo fácil essa dedicação ao blog e por isso, é muito importante saber que tem gente que gosta do que eu escrevo. Obrigada!!!!

      Excluir
  2. Oi Luana ^^
    Primeiramente, parabéns pela ótima resenha escrita.
    Eu ganhei essa obra na maratona Literando 12h do blog SagasAp. Quando pude tê-lo em mãos quase babei literalmente na capa. kkk
    Fazia semanas que eu desejava esse livro. A sinopse e a capa metalizada me chamaram bastante a atenção.
    Tenho muito interesse em saber como é o poder desses de sangue prateado e ainda mais, qual é o poder da Mare.
    Amo distopias e a leitura dessa obra não vai ficar pra trás. Fiquei muito feliz em saber sobre a compra dos direitos do livro p/ o cinema. Espero que façam uma boa adaptação.
    Espero poder gostar da Mare. Quero adentar logo esse mundo distópicos p/ poder me chocar c/ o sistema vigente. E espero que, de alguma forma, esse sistema seja quebrado.
    Ainda tô sem coragem p/ cortar o meu marcador. É capaz que eu nem tenha essa coragem. Amei essa ideia da Seguinte de colocar o marcador no livro, mas dá dó e medo recortar um livro! kkkkk
    Mais uma vez parabéns pela resenha, Luana. Adorei ela. E q demais o seu marido ter ficado interessado na leitura. :D
    Parabéns pelo blog. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, terminei a leitura do livro faz poucos dias e confesso que também gostei, apesar das referências de outras obras, mas nada que atrapalhe a leitura. Assim como você também estou ansiosa pela sequência.

    Parabéns pelo blog e pela resenha.

    www.leitoracompulsiva.com

    ResponderExcluir