quinta-feira, 14 de maio de 2015

Orgulho e Preconceito - Jane Austen


Autora: Jane Austen
Editora: L&PM Pocket
Ano: 2010 / Nº de páginas: 392 (Ano da versão original: 1813)
Nota no Skoob: 4,5


Orgulho e Preconceito é um romance da escritora inglesa Jane Austen. Foi escrita no século XVIII e é considerada a principal obra da autora e uma das mais importantes da literatura.

Elizabeth Bennet e Sr. Darcy são duas pessoas com personalidades diferentes e que vivem realidades totalmente distintas. Ele vem de uma família importante e de posses, o que o torna arrogante, critico e extremamente orgulhoso em relação as classes inferiores e à moral questionável. Ela, é uma moça de classe baixa, subjugada tanto pela falta de riqueza quanto pelo comportamento de sua família; composta por mais quatro irmãs, seu pai e sua mãe. Com pais negligentes e irmãs oportunistas, interesseiras e assanhadas, Elizabeth e sua irmã mais velha, Jane, são excessão à vergonha da família Bennet.
Em uma sociedade em que ser bem relacionado e ter fortuna são essenciais para conseguir um bom casamento, Jane Austen tece um enredo fantástico em torno de uma família que foge a esses padrões. 
Quando a autora intitula a obra de Orgulho e Preconceito, você pode levar o título ao pé da letra. Há alguma polêmica quanto ao seu conteúdo negativo: uma sociedade que vive de aparências; moças que escolhem o marido pela condição financeira; futilidade; hipocrisia; falsidade... Mas acredito que Austen tenha pintado bem a sociedade do século XVIII, fazendo uma critica brilhante aos seus modos, costumes e estilo de vida.  
Achei o romance entre os protagonistas lindo, puro. Não tem pegação nem cenas hot. Não tem sequer um beijo. Claro, acho que isso seria desafiar demais as convenções do século em que o romance foi escrito. Fiquei encantada com uma história de amor que frisou "apenas" sentimentos de respeito e admiração. 
Não posso negar que odiei o Sr. Darcy no início do livro. O cara era um cretino. Mas gostei de como a trama se desenvolveu abordando seu temperamento e a mudança de paradigmas que o amor lhe proporcionou. 
Me apaixonei pela Elizabeth. Sua coragem, sarcasmo e fidelidade a fizeram uma mocinha fora dos padrões clichês dos romances.  
Gostei do livro inteiro, mas pra mim, a transformação de sentimentos dos personagens é o ápice.
Era apaixonada por esta obra antes mesmo de ler. Vindo de uma autora que inspirou tantas outras e inúmeros filmes e peças; além de despertar minha curiosidade, criou uma espécie de paixão platônica. E posso afirmar com convicção que não me decepcionei! 
Posso dizer que o romance me prendeu, de verdade. Li bem rápido, pela necessidade de estar próximo aos personagens e em busca do final feliz. Achei alguns momentos bem previsíveis, o que só reforçou minha ansiedade pelo desfecho.
Achei interessante a ausência de linguagem descritiva. Sabemos pouco sobre as características dos lugares e dos personagens. Se não por sua personalidade, é difícil visualizar a aparência de cada integrante. 
Um aspecto negativo, na minha opinião, são os diálogos. São longos e extremamente cansativos. Mas de maneira alguma ofuscaram sua grandiosidade.
Se você gosta de clássicos e está em dúvida se deve ler este livro, não tenha medo, não é atoa que é uma obra aplaudida mundialmente! Já o classifiquei como um dos melhores que já li.

Com relação ao filme… 


Achei maravilhoso! Tem pouquíssimas diferenças e ilustra a trama com excelência. Amei o filme tanto quanto o livro!


"Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu lhe admiro e amo ardentemente."


Minha nota:

SINOPSE
Orgulho e Preconceito pode ser considerado como especial porque transcende o preconceito causado pelas falsas primeiras impressões e adentra no psicológico, mostrando como o auto-conhecimento pode interferir nos julgamentos errôneos feitos a outras pessoas. A autora revela certas posturas de seus personagens em situações cotidianas que, muitas vezes, causam momentos cômicos aos leitores, dando um caráter mais leve e satírico ao livro. As emoções e sentimentos devem ser decifrados por quem decidir mergulhar na obra de Jane Austen, visto que se apresentam encobertos nas entrelinhas do texto. A escritora inglesa apresenta seu poder de expressar a discriminação de maneira sutil e perspicaz em ORGULHO E PRECONCEITO; capaz de transmitir mensagens complexas valendo-se de seu estilo a um tempo simples e espirituoso.

2 comentários:

  1. Entrar aqui e me deparar com o melhor dos livros ♥
    Amo de paixão Orgulho e Preconceito, e sim, sou apaixonada pelo jeito "machista" do Sr Darcy, e o breve homem apaixonadamente pelos sentimentos que o consomem! Sobre esse filme, só tenho coisas boas a declarar! afinal, ele retratou bem tudo aquilo que ficava imaginando lendo o livro. Para mim, o melhor Romance é esse!

    Amei o post ♥


    Piscadelas

    http://lyarocher.blogspot.com.br/

    Seguindo flor, retribui?

    ResponderExcluir
  2. Entrar aqui e me deparar com o melhor dos livros ♥
    Amo de paixão Orgulho e Preconceito, e sim, sou apaixonada pelo jeito "machista" do Sr Darcy, e o breve homem apaixonadamente pelos sentimentos que o consomem! Sobre esse filme, só tenho coisas boas a declarar! afinal, ele retratou bem tudo aquilo que ficava imaginando lendo o livro. Para mim, o melhor Romance é esse!

    Amei o post ♥


    Piscadelas

    http://lyarocher.blogspot.com.br/

    Seguindo flor, retribui?

    ResponderExcluir