sábado, 2 de maio de 2015

Água para Elefantes

Autora: Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Ano: 2011 / Nº de páginas: 272
Nota no Skoob: 4,0


Com uma narrativa linda, Sara Gruen me fascinou com a história de Jacob Jankowski, um viuvo que mora em um asilo e que é visitado pelos filhos esporadicamente. A chegada do circo em sua cidade, lhe transporta aos seus 23 anos de idade, quando ao perder seus pais em um acidente de carro, ele se vê sem família, sem dinheiro, sem casa e sem a possibilidade de concluir seu curso de medicina veterinária. Desnorteado e sem expectativas, o jovem Jacob foge e acaba em um trem, que posteriormente descobre pertencer ao circo "Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra", um lugar mágico, onde ele conhecerá a linda Marlena e viverá aventuras e dificuldades inimagináveis.

Eu gostei muito do livro, os personagens são marcantes, a estória cativa e é daquelas que mesmo quando você não está lendo, continua pensando nela. 
Tem um pouco de quase tudo: drama, romance, ação, suspense… O que provoca um duelo de sentimentos e sensações no leitor.
No fim você fica com a garganta entalada. É um livro que você não esquece mais.
O excesso de detalhes talvez seja um elemento que torna a leitura levemente cansativa, mas permite que você possa vaguear com sua mente pelo o magnifico mundo de “Água para Elefantes”.

Sobre a adaptação do filme:


Nem de longe é tão bom quanto o livro (claro). O elenco é maravilhoso, mas o filme não conseguiu captar a essência do que de fato nós, leitores, somos capazes de projetar na nossa imaginação. 

Minha nota:

SINOPSE

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas e fantasmas do passado. Durante 70 anos ele guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. 
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofre nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. 
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário