Autor: R. J. Palácio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013 / Nº de páginas: 320
Nota no Skoob: 4,6
August é um garotinho que mora com seus pais e a irmã e teria uma vida normal, se não fosse por uma característica um tanto quanto incomum: seu rosto é diferente, com deformidades; resultado de uma Síndrome genética incurável.
Ao longo de seus 10 anos de idade foi submetido a uma grande quantidade de cirurgias para corrigir falhas congênitas, mas apesar de seu rosto melhorar um pouco, Auggie passara por muitas situações desconcertantes, um dos motivos pelos quais nunca freqüentou a escola. Era educado em casa, por sua mãe.
Mas seus pais, apesar de receosos quanto a aceitação e adaptação de seu filho, achavam que era hora dele começar a interagir com outras crianças, e por isso sugeriram que ele começasse a frequentar a escola.
A partir deste momento Auggie se vê enfrentando situações contraditórias, onde se depara com os melhores e piores dias de sua vida.
•
As indicações foram muitas, foi inevitável não se render a
este livro.
Eu gostei muito! É leve, a leitura é fácil e a mensagem de
superação é linda. Mas certamente não o classificaria como um dos melhores que
já li. Talvez pela intensidade das indicações, minhas expectativas não foram
supridas.
Apesar do personagem ser um fofo cativante, se não pela ideologia por trás da estória, nada mais me chamaria atenção. Sinceramente não o descreveria como extraordinário quando o fosse indicar. Muito bonitinho, inspirador e comovente o traduziria bem melhor.
Acredito que essa seja uma estória que deva ser conhecida por todos, mas não criaria muito alarde com relação à ela.
O que achei bacana nesse livro, é que no final você realmente muda a forma de enxergar certas coisas. O “diferente” passa a ser tolerável e nos sentimos sensibilizados a enxergar além das aparências. Acredito que esse tenha sido o objetivo do autor e acredite, ele conseguiu.
Minha nota:
Minha nota:
SINOPSE
Extraordinário - August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário