segunda-feira, 6 de julho de 2015

Minha mãe é uma Peça




Minha mãe é uma Peça
AutorPaulo Gustavo
Editora: Objetiva
Páginas: 152
Ano: 2015
Sinopse'Minha mãe é uma peça', agora em livro e com histórias inéditas de Dona Hermínia. Essas crianças ainda matam Dona Hermínia de tanta preocupação. Após berrar com os filhos no teatro, no cinema e na TV, ela agora narra as desventuras com a família em livro. Marcelina, que está “imensa de gorda”, e Juliano, que em vez de trabalhar prefere decorar as coreografias daquela “cantora negona linda, a Cebion”, não são os únicos que escutam poucas e boas. Sobra bronca também para o ex-marido, Carlos Alberto, para a nova mulher dele, “a vaca da Soraia”, e para a empregada Valdeia, “que prefere ser chamada de secretária, mas ainda não chegou lá”.
Em sua estreia na literatura, Dona Hermínia — ou melhor, Paulo Gustavo, seu criador — fala sobre sexo, dietas e religião, dá conselhos de como criar os filhos, explica a antipatia que tem por Freud e sua “mania de colocar tudo que é culpa na mãe”, mostra como navegar na internet e faz seu guia de viagens. E, ao contrário dos manuais que ensinam como segurar o marido, conta os segredos para não perder o ex. 
O que achei: Bem, primeiro gostaria de deixar claro que eu AMO o filme "Minha mãe é uma peça" e assisto todas as vezes que está passando na sky... E tinha expectativas enormes para com esse livro tanto que quando ganhei um bônus no Kindle fui correndo comprar mesmo o ebook sendo mais caro que o livro haha! Fui com tanta sede ao pote que acredito que esse foi o meu erro. Não que o livro seja sem graça, mas confesso que achei algumas piadas bem de mal gosto e forçadas. Alguns momentos eu ri, como quando a Dona Hermínia está fazendo o currículo do seu filho Juliano ou quando fala de Freud: 
 



Fonte das imagens: Surto literário
Senti falta de alguns personagens do filme, como a irmã da Dona Hermínia e a Tia dela (que deixaram o filme mais engraçado ainda). O amor de mamãe que se sente injustiçada pelos filhos ainda está ali, e esses foram os momentos engraçados por me lembrarem muito o filme. Mas as partes que ela falava da filha obesa Marcelina confesso que me incomodaram e muito, sou amante sim do humor negro, mas não conseguia visualizar bem uma mãe falando da filha daquele jeito. No filme soou engraçado porque as tiradas eram dosadas e tinham aquele "só eu posso falar dela, você não que eu te bato". O que no livro não senti, pois era todo momento e com algumas piadinhas que eu fiquei um pouco "han?". Bem, no fim das contas não foi um livro ruim de se ler e sim mediado, com momentos engraçados e momentos nem tanto. Espero muito que tenha outro filme, porque eu amei muito o primeiro. Mas confesso que não torço nem um pouco que tenha um segundo livro. 
E vocês? Alguém leu? O que acharam? 

Nota no skoob: 


Resenha por Keyla Pontes

2 comentários:

  1. Oi Keyla, tudo bom?
    Eu adoro o Paulo Gustavo. Amo o filme e a série do ator no Multishow. Aliás AS Séries: 220w e Vai que Cola. Quanto ao livro acredito que a ansiedade e expectativa que a gente tem antes de ler pode mesmo nos frustrar. Até porque algumas das piadas eu ja tinha visto em série e em shows dele. Mas não deixou a desejar. Curti bastante e li em um dia. A leitura flui rapida e é muito engraçado mesmo.

    Beijos
    Paulinha
    http://penseira-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula :)
      Sou super fã do Paulo Gustavo também, mas o que eu acho que senti foi que muitas piadas "faladas" são mais interessantes do que escritas (principalmente com aquela voz dele hahah). Tiveram momentos muito engraçados mesmo, mas acredito que os momentos ruins foram ruins demais para mim e acabou ficando por cima dos bons. Vou visitar seu blog! Um beijo e obrigada pelo comentário :*

      Excluir